You are hereO que é cárie?

O que é cárie?


A cárie é uma doença dentária decorrente de uma má higienização. As bactérias se "alimentam" dos restos de alimento que ingerimos e não removemos adequadamente, e produzem ácidos. Quando esses ácidos entram em contato com os dentes, eles causam uma desmineralização formando cavidades.


 
O que é cárie de esmalte?


 
Cárie de esmalte é uma lesão de cárie inicial que ainda não atingiu a dentina e, portanto, o seu tratamento é mais simples e menos invasivo.


 
O que é infiltração?
 


A infiltração nada mais é do que cárie, porém, é quando esta se localiza abaixo de uma restauração.


 
Como posso identificar a cárie?


 
O primeiro sinal é uma mancha branca e opaca que o dentista pode identificar. Essa mancha significa que você tem cárie, mas ainda não tem um buraco no dente. Quando a cárie está num estágio mais avançado, pode ser detectada num exame clínico, porém quando está no início, debaixo de restaurações ou ainda entre os dentes, só pode ser detectada em radiografia. Um diagnóstico precoce da cárie sempre favorece o tratamento.


 
Manchas nos dentes podem ser cáries?
 


A cárie se inicia como uma mancha de cor branca opaca e com o passar do tempo pode adquirir tons que variam de marrom, castanho e até negro; Porém, existem vários outros tipos de manchas não cariosas, como fluorose dental, amelogênese e dentinogênese imperfeita, hipoplasia de esmalte, manchamento por antibióticos, etc. Só o dentista é capaz de diferenciar essas manchas.
 


Qual o sintoma da cárie?
 


Com o desenvolvimento da cárie, é comum que a pessoa sinta dor, que pode ser com alimentos doces, gelados ou quentes, e até ao escovar os dentes. Com a evolução, a dor tende a aumentar e pode chegar a ponto de ocorrer de forma espontânea, sem precisar de estímulos como os citados acima; nesta situação pode ser que tenha que se fazer um tratamento de canal do dente. Porém, é muito comum encontrar casos onde o paciente não sinta dor alguma e nem sequer suspeite que possua cárie.


 
A cárie pode dar mau hálito?
 


Sim. Como se trata de uma cavidade, a escova de dente e o fio dental não têm acesso para higienizar. Assim, os restos alimentares vindos da nossa dieta ficam ali aprisionados, causando mau hálito. O aumento de bactérias na região também pode causar inflamação da gengiva ao redor.
 


Como tratar a cárie?
 


Quando já existe uma cavidade, torna-se necessário um tratamento restaurador - O dentista remove toda a cárie e veda a cavidade com material restaurador. Porém, uma restauração adequada vai muito além disso, pois deve devolver a forma original do dente e a saúde ao paciente.
 


Posso tratar uma cárie apenas com flúor?
 


Sim, se esta cárie for inicial, pequena e ainda estiver apenas no esmalte.